domingo, 11 de dezembro de 2011

Zohar Vayeshev - Capt 12

A semana que se inicia tem a energia de Vayeshev (E habitou). Esta é uma porção que nos coloca em contato com sentimentos intensos da história de Yossef e seus irmãos e todo significado por trás de tanta hostilidade. Yossef foi vendido por seus irmãos, mas os cabalistas ensinam que "A Luz estava lá quando eles decidiram fazer isso!"

O normal é que achemos que a raiva não é o mais nobre dos sentimentos. A raiva geralmente nos leva a perder a cabeça e agir reativamente. Guiados pela raiva, cometemos atos que geralmente depois iremos nos arrepender.

A violência no trânsito, a violência contra crianças, as manifestações violentas ou que são reprimidas violentamente, tudo isto vem, em grande parte, da raiva descontrolada.

No entanto, a passagem do Zohar Vayeshev de hoje ensina que há dois tipos de raiva: uma que gera luz e outra que gera trevas.

A raiva positiva é uma forma de amor, que serve para disciplinar e corrigir aspectos nossos e do mundo que sejam nocivos. Por exemplo, a raiva de um pai que disciplina seu filho por amor, para que ele não se cause mal. Porém, quando um pai disciplina seu filho por motivos egóicos, por exemplo, por frustração interna, a raiva passa a a ser algo negativo.

Vamos escanear o Zohar hoje para estimularmos a raiva positiva, a que nos faz agir, nos mover e corrigir o que há de errado, mas que é enraizada no amor.

Link para Zohar Vayeshev:

http://www.unityzohar.com/uzreadnu1.php?submit=Go%21&parid=3398

Link específico para este tema:

https://www2.kabbalah.com/k/index.php/p=zohar/zohar&vol=11&sec=394

Nenhum comentário:

Postar um comentário