Chukat - (CHET, KUPH, TAV) significa um conjunto de leis às quais se deve obedecer e muitas delas não se tem compreensão lógica. O próprio Rei Salomão com toda sua sabedoria admitiu não compreender uma delas. (Números, 29)
Chukat é a Porção da Torá que engloba o passamento de Miriam, o passamento de Aharon , o decreto de que Moisés não chegaria à Terra Prometida em conseqüência do episódio em que ele, ao invés de falar com a pedra para que dali jorre água, bate nela com seu cajado.
É comum que esta leitura coincida em alguns anos com o início do mês cabalístico de Câncer (Rosh Chodesh de Tamuz). A primeira e a última letra de Chukat são as letras que correspondem às energias favoráveis ao mês de Tamuz (Câncer).
Fator marcante entre os três irmãos (Miriam, Moisés e Aharon) trata do quanto eram punidos severamente pelo Criador. Indicando que, quanto maior o conhecimento, quanto maior a elevação espiritual; quanto mais se está próximo da Luz, tanto maior é a responsabilidade...
Vamos escanear o Zohar... Para que saibamos assumir nossa responsabilidade perante tanto saber que recebemos nos dias de hoje!
Link específico para este tema:
http://www.zohar.com/zohar.php?vol=42&sec=1469

Nenhum comentário:
Postar um comentário