terça-feira, 26 de junho de 2012

Zohar Chukat - Capt 06

Tudo é para o bem. Terra Prometida é um lugar Sagrado dentro de si mesmo...

Chukat - (CHET, KUPH, TAV) significa um conjunto de leis às quais se deve obedecer e muitas delas não se tem compreensão lógica. O próprio Rei Salomão com toda sua sabedoria admitiu não compreender uma delas. (Números, 29)

Chukat é a Porção da Torá que engloba o passamento de Miriam, o passamento de Aharon , o decreto de que Moisés não chegaria à Terra Prometida em conseqüência do episódio em que ele, ao invés de falar com a pedra para que dali jorre água, bate nela com seu cajado.

É comum que esta leitura coincida em alguns anos com o início do mês cabalístico de Câncer (Rosh Chodesh de Tamuz). A primeira e a última letra de Chukat são as letras que correspondem às energias favoráveis ao mês de Tamuz (Câncer).

Fator marcante entre os três irmãos (Miriam, Moisés e Aharon) trata do quanto eram punidos severamente pelo Criador. Indicando que, quanto maior o conhecimento, quanto maior a elevação espiritual; quanto mais se está próximo da Luz, tanto maior é a responsabilidade...

Vamos escanear o Zohar... Para que saibamos assumir nossa responsabilidade perante tanto saber que recebemos nos dias de hoje!

Link específico para este tema:

http://www.zohar.com/zohar.php?vol=42&sec=1469



domingo, 17 de junho de 2012

Zohar Korach - Capt 03

"Quão grandes seriam certos homens, se não fossem tão arrogantes."Talmude

A prepotência pode te fazer forte por um dia, porém a humildade pode fazer para sempre.

São muitas as lições que se pode extrair da Porção Semanal Korach que se inicia. Mas uma delas trata-se do quanto nossas ações ecoam e influenciam o mundo ao nosso redor. A ação negativa de um homem (Korach) dizimou muitos outros. Sua atitude arrogante e de desrespeito causou que uma fenda na terra se abrisse e o tragasse com seus homens. Por isso esta Porção é lida quando pretendemos alcançar proteção dos desastres naturais. (ver Números, cap. 16)

Vamos escanear o Zohar: para que nossa consciência atinja uma elevação onde nossas ações sejam fonte de construção e, não, de destruição para nosso mundo!

Link específico para este tema:

http://www.zohar.com/zohar.php?vol=41&sec=1452





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Zohar Shelach Lecha - Capt 25

Muitas vezes sabemos que alguém vai cair, que está errando, e não fazemos nada. Apenas assistimos a sua queda e humilhação pública.

O Zohar nos ensina que permitir que alguém seja humilhado é algo tão grave que impede que entremos no Jardim do Eden.

Vamos escanear o Zohar para que nós criemos mais consciência da responsabilidade que temos pelos outros!

Link específico para este tema:

http://www.zohar.com/zohar.php?vol=40&sec=1426



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Zohar Shelach Lecha - Capt 28

"Aquele que é pequeno é grande" Zohar Shlach Lechá, 28

Qualquer que seja nossa missão neste mundo, o aspecto mais importante de cada uma de nossas tarefas, é não envolver o ego. O que engrandece qualquer ação é a simplicidade e dedicação de coração, sem a necessidade de exaltar as nossas qualidades e nossos dons.


Muitas lições importantes podem ser extraídas da Porção do Zohar desta semana. Uma é a da humildade. E que temos tudo que precisamos neste momento e devemos abrir mão da consciência de vítima.

Vamos escanear o Zohar para que saibamos ser pequenos e humildes diante da maravilha do Universo!


Link específico para este tema:

http://www.zohar.com/zohar.php?vol=40&sec=1429


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Zohar Behaalotecha - Capt 15

Assim como o sal adoça a carne, assim as dificuldades e o sofrimento adoçam nossa existência.

Benditos são aqueles que compreendem que passam por provações para se purificarem, se refinarem. Aqueles que não compreendem isto, apenas sofrem.

Vamos escanear o Zohar... para que todos nós saibamos aproveitar os momentos difíceis para fazer o bem e trazer mais Luz para todos!


Link específico para este tema:

https://www2.kabbalah.com/k/index.php/p=zohar/zohar&vol=39&sec=1389



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Zohar Behaalotecha - Capt 07

"E com este nome de Ayin Beit (72), que é o nó dos Patriarcas, são encontradas maneiras para fazer a justiça, a misericórdia, para ajudar, para a bondade, o louvor, a Torá, a vida, a morte, para o bem e para o mal. Louvadas são aquelas pessoas virtuosas que conhecem os costumes da Torá e sabem que podem ir pelos caminhos do Rei Santo." - Zohar Behaalotecha, capt 7

Os 72 Nomes são a ferramenta poderosa com a qual fazemos a Luz surgir em todas as situações da vida.

Vamos escanear o Zohar... Para trazer o poder dos 72 Nomes para todas as situações onde a Luz precisa ser revelada: para a cura das doenças, para a paz entre as nações, para acalmar as forças da Natureza, para equilibrar masculino e feminino na Terra, para trazer a verdadeira prosperidade para todos os seres do Planeta!

Link específico para este tema:


https://www2.kabbalah.com/k/index.php/p=zohar/zohar&vol=39&sec=1382



domingo, 3 de junho de 2012

Zohar Behaalotecha - Capt 05

"Quando elevares" - Behaalotechá

A Porção desta semana, Behaalotechá, é uma energia de elevação. Nós vamos ter oportunidades e desafios para elevar a chama dentro de nós mesmos. Desafios de compartilhar quando for desconfortável, de sermos humildes diante do aprendizado...

Há aqueles cuja função é receber as bençãos da Torá e organizar o mundano e aqueles cuja função é conhecer, estudar a Torá e compartilhar essas bençãos. Um não existe sem o outro e ambos são os dois lados de um todo.

Vamos escanear o Zohar... Para que as bençãos da Torá iluminem todos aqueles que se conectam a Ela, seja estudando, seja organizando o mundo!


Link específico para este tema:

https://www2.kabbalah.com/k/index.php/p=zohar/zohar&vol=39&sec=1379